quinta-feira, 31 de julho de 2014

Imagine....

     Em um letreiro na Avenida Principal havia uma mensagem muito subliminar e bem simples, a cada dia a mensagem mudava e o seu significado também. Nesse letreiro estava estampado para toda a sociedade a quantidade de impostos que ela pagava a cada segundo e aqueles números cresciam, iam se tornando cada vez maiores e eu não fazia ideia da dimensão que aquilo representava.

     Consigo imaginar 10 caixas de laranjas com 50 laranjas dentro de cada, alias não sei se consigo realmente, agora eu desafio a qualquer um a tentar imaginar o quanto são 700 milhões de qualquer coisa, sem dúvida é uma tarefa que nos faz repensar os conceitos de ” Nada é impossível ‘‘ ou ” Só o céu é o limite ”.

     Todo esse pensamento me ocorreu na primeira ou segunda vez que passei pelo letreiro e resolvi dedicar dez minutos para aquele que seria o inicio dessa aventura. Lá pela quinta visita à Avenida Principal eu já estava acostumado a todos os números me encarando e certas vezes me sentia envergonhado ao ouvi-los dizer:

” — Olha todo esse dinheiro, pessoas trabalhando dia e noite para acumular toda essa verba, pobres coitados morrerão sem saber que um dia estavam vivos. ”

     Mal sabiam os números que haviam acabado de me dizer quem era o culpado pelas pobres almas que estão enriquecendo Caronte no passar dos anos, o dinheiro.

     Imerso em Delírios cotidianos eu já havia imaginado de tudo, desde um mundo dominado por formigas canibais africanas até um Universo calmo, distante e alheio a tudo que tinha como principal característica o silêncio da ausência humana, mas eu estava agora diante da mais difícil tarefa da minha vida: Como seria o mundo hoje sem dinheiro?

     “This is it “ diria o pequeno Michael, somos imediatamente tomados por uma nostalgia ao fazer essa pergunta e levados a uma tribo de Índios pacifica onde a caça e coleta de frutos são o que nos manteriam vivos ou o mais otimista chegaria a imaginar uma sociedade feudal com vassalos e senhores se apoderando de tudo e todos, mas eu não, acredito que ainda teríamos tecnologia se é isso que tememos.

    Enquanto revoluções ocorriam na França, no Brasil, na Inglaterra, enfim ao redor do mundo, pessoas nesses mesmos lugares também estavam em casa sentadas e esperando por alguém que decidisse seu futuro, enquanto 10% lutava por uma sociedade mais justa, outros 90% decidiam se naquela noite comeriam cozidos ou assados. Por que com a tecnologia seria diferente?

    Será que Galileu deixaria de fazer suas observações astronômicas e iniciar o Método Cientifico caso ele não recebesse dinheiro em seu trabalho?  Será que agricultores continuariam a produzir em grande escala para alimentar pessoas que estariam naquele mesmo momento sentadas em casa engordando? Será que existiriam pessoas em casa engordando? Será que a cobiça está realmente intrínseca no comportamento humano, não seriamos capazes de ver pessoas se degladiando por poder enquanto entregávamos o novo carregamento de tomates sem cobrar 1 centavo àquele “comerciante” que era encarregado de distribuir a quantia pedida por quem quer que passasse por lá?

     Durante algum tempo eu tenho certeza que  poucas pessoas iriam continuar lutando para criar o análogo ao dinheiro, por simples ambição, mas vemos hoje um mundo onde poucos detém quantidades significantes de capital, ou seja, a esmagadora maioria da população participa desse Banco Imobiliário de tabela. Esses poucos no passado seriam apenas mortos? Ignorados? Não faço ideia, mas eu sinto uma certeza absoluta em que a maioria conseguiria se sobressair e mostrar a nós do século XXI como é que deveria ser feito.

     Apenas por diversão fui levado a acreditar em Universos Paralelos com cópias idênticas as nossas onde cada decisão que tomamos eles tomam uma ao contrário, ou similar ou nem chegam a fazer nada, seja em qual desses Universos o meu Mundo sem dinheiro se prosperou, eu daria qualquer coisa para passear por lá nem que seja por um único dia.

Talvez me deixem morar lá,

Mas só talvez….

Nenhum comentário:

Postar um comentário